Bem-vindo à capital da Madeira, Funchal
Na Madeira o cenário é central. Como o único aeroporto fica perto do Funchal, pode começar a sua viagem com o teleférico. Leva-o desde o nível do mar até ao Jardim Botânico ou ao Monte Palace. Esta é uma das melhores formas de ver as vistas do Funchal e - o melhor de tudo - pode percorrer a estrada do Monte até ao centro em carros de cesto, denominado tobogã. Esta é uma forma de descer a colina e muito divertida e tem sido um meio de transporte popular desde 1850. Não precisa conduzir o grande cesto sozinho. São conduzidos por “Carreiros”, trajados de branco e com chapéu de palha na cabeça que, com perícia, utilizam as prórpias botas, com solas grossas de borracha, como travões. Cada tobogã tem dois carreiros que conduzem e controlam as cestas.
Um passeio pela antiga cidade do Funchal também vale a pena. O antigo mercado coberto, o Mercado dos Lavradores, oferece uma enorme variedade de flores e frutas a frutos do mar e produtos de couro ou vime. Como é de se esperar do mercado, pode conhecer muitos habitantes locais e as floristas nos seus trajes tradicionais estão à sua espera!
Junte-se a nós numa excursão pela ilha
Pode explorar a Madeira a pé, de autocarro ou de carro. Um passeio de carro pela costa fará com que se familiarize com a ilha e irá conhecer todos os cantos da ilha. A península da Ponta de São Lourenço é o ponto mais oriental. Rodeado pelo oceano, oferece fantásticas vistas sobre a costa.
São Vicente, na costa norte, é considerada uma das mais belas aldeias da ilha. As cavernas lávicas próximas, como a „Gruta de São Vicente“, resultaram de uma erupção vulcânica que formou vários tubos de lava abertos ao público.
Porto Moniz, no oeste, é famosa pelas suas piscinas naturais de lava. Pode facilmente passar horas a ver os praticantes de surf nos dias de vento ou dar um mergulho quando estiver sol. Muitas outras aldeias ao longo dos percursos merecem uma visita, tanto no litoral como no interior.
Sente-se com vontade de ter uma aventura?
Se gosta de caminhadas, a Madeira é um local perfeito para praticar desporto. As famosas levadas, pequenos canais de irrigação, foram criadas por toda a ilha. As rotas de trekking ao longo dos antigos cursos de água são ideais para caminhadas ou passeios mais desafiadores. Os trilhos não são muito difíceis e oferecem vistas deslumbrantes, uma vez que a natureza inebriante é fundamental para qualquer passeio.
O Pico Ruivo, situado a nascente, é o ponto mais alto da ilha. Um trilho bem definido leva-o até ao topo. Com o céu sem nuvens, a vista de uma altura de 1862 metros pode ser deslumbrante. Mais facilmente acessível de carro ou de autocarro turístico é o Pico do Arieiro (1818 metros). Como os picos da montanha da Madeira costumam estar nublados, tem a oportunidade de caminhar entre as nuvens. Um trilho leva daqui até ao Pico Ruivo, se quiser passar o dia a fazer caminhadas.
Visitar o miradouro do Cabo Girão é quase obrigatório, embora possa deixá-lo um pouco cansado. No ponto mais alto da Europa, 580 metros, no miradouro com piso de vidro no topo do penhasco. Imagine que esta altura perde apenas para o Grand Canyon em todo o mundo. Cuidado com os degraus se por acaso tem medo de alturas! O miradouro situa-se perto da bonita vila piscatória de Câmara de Lobos, onde pequenas vielas convidam a um passeio. Fiéis à tradição, os habitantes ainda dependem principalmente da pesca.
A Madeira também oferece muitas outras atividades ao ar livre. Experimente um dos safaris 4x4 na zona rural mais agreste nas montanhas, por exemplo. Como os guias conhecem a ilha e as estradas estreitas como a palma da mão, poderá explorar os pontos menos visitados, proporcionando uma experiência incrível. Por falar nisso, um dos cruzeiros para observação de golfinhos e baleias também pode ser a opção certa. A maioria das expedições, quer terrestres quer aquáticas, partem do Funchal.